Regência verbal
16 visualizações
- O estudo de como os verbos se "conectam" a outras palavras na frase.
- A palavra que mostra uma ação (correr), um estado (ser) ou um fenômeno (chover).
- Palavrinha invariável que liga o verbo (ou nome) a outras palavras, como "para",
- Diz-se do verbo que precisa de um complemento para fazer sentido completo.
- verbo que já tem sentido completo e não precisa de um complemento direto
- O complemento do verbo que se liga a ele SEM precisar de preposição.
- O complemento do verbo que se liga a ele COM a ajuda de uma preposição.
- Nome geral dado ao termo que completa o sentido de um verbo ou de um nome.
- A fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' ou pronome 'a', marcada com um acento
- A palavra (verbo ou nome) que "comanda" e pede um complemento para seu sentido.
- O termo que é "governado" ou tem seu sentido completado pela palavra que comanda
- Tipo de verbo que usa "se", "me" ou "te" e muitas vezes pede a preposição "de"
- verbo, pede dois complementos ao mesmo tempo: 1 com e outro sem preposição.
- Regência que se preocupa com as palavras que não são verbos
- O que completa o verbo indicando como, quando ou onde a ação acontece.
- O verbo que "ajuda" um verbo principal a formar um tempo composto ou uma locução
- A maneira correta de expressar que se gosta mais de uma coisa à outra.
- O nome que se dá a uma regência que não segue as regras da norma culta da língua
- O oposto de uma regência incorreta; aquela que segue todas as normas.
- A área da gramática que estuda a organização e a relação das palavras dentro das
17 p | 19 c | |||||||||||||||||||||||||||
16 a | 6 o | b | j | e | t | o | d | i | r | e | t | o | ||||||||||||||||
u | 7 o | b | j | e | t | o | i | n | d | i | 11 r | e | t | o | r | |||||||||||||
x | 9 c | r | a | 20 s | e | f | r | |||||||||||||||||||||
i | 13 b | 5 i | i | g | e | e | ||||||||||||||||||||||
l | 12 p | i | n | n | i | r | t | 3 p | ||||||||||||||||||||
18 i | n | c | o | r | r | e | t | a | t | t | d | ê | 15 a | d | v | e | r | b | i | a | l | |||||||
a | o | r | r | a | o | n | e | |||||||||||||||||||||
1 r | e | g | ê | n | c | i | a | v | e | r | b | a | l | x | c | p | ||||||||||||
o | n | 10 r | e | g | e | n | t | e | i | o | ||||||||||||||||||
m | s | s | a | s | ||||||||||||||||||||||||
i | i | i | 14 n | o | m | i | n | a | l | |||||||||||||||||||
n | t | 8 c | t | ç | ||||||||||||||||||||||||
4 t | r | a | n | s | i | t | i | v | o | i | ã | |||||||||||||||||
l | v | m | v | o | ||||||||||||||||||||||||
2 v | e | r | b | o | p | o | ||||||||||||||||||||||
l | ||||||||||||||||||||||||||||
e | ||||||||||||||||||||||||||||
m | ||||||||||||||||||||||||||||
e | ||||||||||||||||||||||||||||
n | ||||||||||||||||||||||||||||
t | ||||||||||||||||||||||||||||
o | ||||||||||||||||||||||||||||