ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

17 visualizações

  1. 1. Conceito que envolve o uso do brincar como estratégia de ensino.1. ludicidade
  2. 2. Autor da teoria sociointeracionista que valoriza o brincar como forma de apre2. vygotsky
  3. 3. Prática de observar, testar e concluir na sala de aula de Ciências.3. experimento
  4. 4. Processo de desenvolvimento da leitura e escrita científica (uso social da ci4. letramento
  5. 5. Conjunto de ações para preservar os recursos naturais (para futuras gerações)5. sustentavel
  6. 6. Elemento fundamental da vida e que pode ser economizado no cotidiano.6. agua
  7. 8. Ações humanas que reaproveitam materiais já utilizados (papel, plástico, meta8. reciclagem
  8. 9. Área que estuda os fenômenos naturais e tecnológicos.9. ciências
  9. 10. Conjunto dos animais de um habitat.10. fauna
  10. 11. Ato de brincar; elemento lúdico fundamental no ensino infantil.brincar
  11. 12. Processo de intermediação do aprendizado, central na teoria de Vygotsky.mediacao
  12. 13. Prática de perceber detalhes (descrever formas, cores, comportamentos) em Ciobservação
  13. 14. Conjunto de seres vivos e ambiente físico numa mesma área.14. ecossistema
  14. 15. Variação de espécies em um ecossistema; riqueza de organismos.15. biodiversidade
  15. 16. Capacidade de realizar trabalho, presente em todos os fenômenos naturais.energia
  16. 18. Mudança de estado ou forma em fenômenos científicos (sólido→líquido, etc.).18. transformacao
  17. 19. Conjunto de ideias que explicam fenômenos naturais; base para pesquisas em C19. teoria
  18. 20. Sequência de etapas que muitos fenômenos naturais seguem (por exemplo, água:ciclo
16
1
8
.
2
2
t
1
17
1
9
.
t
e
o
r
i
a
r
.
a
v
n
l
y
s
u
g
f
d
12
o
b
s
e
r
v
a
ç
ã
o
14
1
i
t
r
5
4
4
c
s
m
.
.
i
k
a
d
y
c
b
l
a
a
i
e
11
m
7
8
d
o
o
t
15
e
e
5
5
.
s
u
s
t
e
n
t
a
v
e
l
d
r
n
d
8
9
.
c
i
ê
n
c
i
a
s
e
i
r
v
m
r
a
e
e
e
g
18
c
i
c
l
o
r
n
10
b
r
i
n
c
a
r
i
13
1
4
.
e
c
o
s
s
i
s
t
e
m
a
o
c
i
o
l
d
a
a
g
6
6
d
e
3
3
.
e
x
p
e
r
i
m
e
n
t
o
m
9
1
0
.
f
a
u
n
a
a
g
u
a