ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

16 visualizações

  1. 1. Conceito que envolve o uso do brincar como estratégia de ensino.
  2. 2. Autor da teoria sociointeracionista que valoriza o brincar como forma de apre
  3. 3. Prática de observar, testar e concluir na sala de aula de Ciências.
  4. 4. Processo de desenvolvimento da leitura e escrita científica (uso social da ci
  5. 5. Conjunto de ações para preservar os recursos naturais (para futuras gerações)
  6. 6. Elemento fundamental da vida e que pode ser economizado no cotidiano.
  7. 8. Ações humanas que reaproveitam materiais já utilizados (papel, plástico, meta
  8. 9. Área que estuda os fenômenos naturais e tecnológicos.
  9. 10. Conjunto dos animais de um habitat.
  10. 11. Ato de brincar; elemento lúdico fundamental no ensino infantil.
  11. 12. Processo de intermediação do aprendizado, central na teoria de Vygotsky.
  12. 13. Prática de perceber detalhes (descrever formas, cores, comportamentos) em Ci
  13. 14. Conjunto de seres vivos e ambiente físico numa mesma área.
  14. 15. Variação de espécies em um ecossistema; riqueza de organismos.
  15. 16. Capacidade de realizar trabalho, presente em todos os fenômenos naturais.
  16. 18. Mudança de estado ou forma em fenômenos científicos (sólido→líquido, etc.).
  17. 19. Conjunto de ideias que explicam fenômenos naturais; base para pesquisas em C
  18. 20. Sequência de etapas que muitos fenômenos naturais seguem (por exemplo, água:
16
1
8
.
2
2
t
1
17
1
9
.
t
e
o
r
i
a
r
.
a
v
n
l
y
s
u
g
f
d
12
o
b
s
e
r
v
a
ç
ã
o
14
1
i
t
r
5
4
4
c
s
m
.
.
i
k
a
d
y
c
b
l
a
a
i
e
11
m
7
8
d
o
o
t
15
e
e
5
5
.
s
u
s
t
e
n
t
a
v
e
l
d
r
n
d
8
9
.
c
i
ê
n
c
i
a
s
e
i
r
v
m
r
a
e
e
e
g
18
c
i
c
l
o
r
n
10
b
r
i
n
c
a
r
i
13
1
4
.
e
c
o
s
s
i
s
t
e
m
a
o
c
i
o
l
d
a
a
g
6
6
d
e
3
3
.
e
x
p
e
r
i
m
e
n
t
o
m
9
1
0
.
f
a
u
n
a
a
g
u
a