Texto dissertativo-argumentativo
3 visualizações
- Defender um ponto de vista por meio de raciocínios lógicos e evidências.
- Razões ou provas apresentadas para sustentar uma tese ou opinião.
- Relação lógica e harmônica entre as partes do texto, garantindo sentido global.
- Parte do texto onde os argumentos são detalhados e discutidos.
- Expor e discutir um tema de forma clara, lógica.
- Fatos, dados ou exemplos concretos que sustentam os argumentos.
- Estilo de escrita que segue normas gramaticais e evita gírias ou coloquialidade.
- Uso de elementos linguísticos que garantem a ligação e continuidade de um texto.
- Quando o texto se desvia do assunto proposto, comprometendo sua clareza e foco.
- Unidade textual que agrupa uma ideia central e seus desdobramentos.
- Posição principal defendido no texto.
- Parte final do texto, onde se retoma a tese e se apresenta uma intervenção.
- Utilização da opinião ou conhecimento de figura reconhecida ou especializada.
- Parte inicial do texto, onde se apresenta o tema e a tese a ser defendida.
- Sugestão de ação prática para resolver o problema abordado no texto.
- Conhecimentos e experiências culturais, sociais ou históricos.
- Referência a fatos ou acontecimentos históricos para contextualizar/argumentar.
- Palavras e expressões que estabelecem relações lógicas entre as ideias do texto.
- Relação entre um evento ou fato e seu efeito ou resultado.
- Trecho de outra obra ou discurso utilizado para reforçar um ponto de vista.
7 l | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
i | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
n | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
g | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
u | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
a | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 f | g | 2 a | 17 a | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
u | e | r | l | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
g | m | g | u | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
a | 12 c | o | n | c | l | u | s | ã | o | |||||||||||||||||||||||||||||||
20 c | f | m | ã | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
d | i | o | e | o | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
e | 5 d | i | s | s | e | r | t | a | r | n | ||||||||||||||||||||||||||||||
a | m | t | h | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
t | ç | 10 p | a | r | á | g | r | a | f | o | i | |||||||||||||||||||||||||||||
1 a | r | g | u | m | e | n | 11 t | a | r | ã | l | s | s | |||||||||||||||||||||||||||
m | e | o | t | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 e | v | i | d | ê | n | c | 14 i | a | s | s | ó | |||||||||||||||||||||||||||||
n | 16 r | e | p | e | r | t | ó | r | i | o | s | o | c | i | o | c | u | l | t | u | r | a | l | |||||||||||||||||
t | i | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 c | r | c | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 p | r | o | p | o | s | t | a | d | e | i | n | t | e | r | v | e | n | ç | ã | o | a | |||||||||||||||||||
e | d | 4 d | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
r | u | e | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ê | ç | s | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
n | ã | e | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
c | o | n | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
i | v | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 a | r | g | u | m | e | n | t | o | d | e | a | u | t | o | r | i | d | a | d | e | ||||||||||||||||||||
l | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
v | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
i | 18 c | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
m | o | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 c | a | u | s | a | e | c | o | n | s | e | q | u | ê | n | c | i | a | |||||||||||||||||||||||
n | 8 c | o | e | s | ã | o | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
t | c | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
o | t | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
i | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
v | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
o | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
s |