Sem Título
29/08/2018
Palavras horizontais
- Responsável pela fotossíntese nos vegetais. (12)
- Célula com membrana nuclear que apresenta núcleo. (10)
- Formados pela proteína quitina,participam da movimentação do citoplasma, conferem sustentação à célula e juntamente com a miosina formam os sarcômeros (estruturas contráteis dos músculos). (15)
- Delimitado por uma membrana chamada tonoplastos, são organelas exclusivas de células vegetais e de certas algas e fungos, sua função é fazer regulação osmótica da célula armazenando água, proteínas, sais e carboidratos. (8)
- Para a movimentação da célula procarionte. (8)
- Célula sem membrana nuclear que apresenta nucleoide (11)
- São estruturas encontradas apenas em células eucariontes fotossintetizantes classificados em: cloroplastos, cromoplastos ou leucoplastos. (7)
- Menor distância que pode existir entre dois pontos para que apareçam individualizados na imagem formada pelo sistema óptico. (19)
- DNA associado a proteínas e histonas. (9)
- Sistemas de túbulos achatados com ribossomos aderidos à sua parede, responsável pela síntese e armazenamento de proteínas, muito desenvolvido em células com funções secretoras e estão presentes em células eucariontes. (30)
- Pequenas vesículas membranosas com enzimas, cuja função é a digestão intracelular, pode realizar a heterofagia, autofagia ou a autólise, presente nas células eucariontes. (10)
- Formado por hialoplasma, citoesqueleto e organelas. (10)
- Ingestão de macromoléculas dissolvidas em água. (10)
- Invaginações da membrana plasmática que aumenta a área da membrana e consequentemente a quantidade de proteínas responsáveis pela respiração celular. (9)
- Substância coloidal formada de água proteínas. (12)
- Grupo de substâncias que comandam a síntese das proteínas, enzimas e atividades químicas da célula. (14)
- Formados por 9 (nove) trincas de microtúbulos presentes em células eucariontes animais, a função desta organela é a formação de cílios e flagelos e a formação das fibras do fuso no momento da divisão celular. (10)
Palavras verticais
- Canais que conectam uma célula a outra possibilitando a troca de moléculas e informações. (12)
- Conjunto de vesículas achatadas e empilhadas, com função de armazenamento de substâncias produzidas pelo retículo endoplasmático, produção e secreção de substâncias e formação de acrossomos, presente nas células eucariontes. (17)
- Organela responsável pela respiração celular aeróbia e produção de energia, possuem duas membranas, uma externa e lisa outra interna e com dobras chamadas de cristas mitocondriais, internamente possuem uma substância coloidal chamada, matriz mitocondrial, onde estão imersos grânulos, ribossomos e moléculas de DNA e RNA, encontradas em células eucariontes. (11)
- Sistema de túbulos cilíndricos com função de sintetizar esteroides, fosfolipídios e lipídeos, atua também na degradação de substâncias como o álcool, abundantes em células como a do fígado e as gônadas, presente em células eucariontes. (28)
- Significado de ATP. (23)
- Podem ser de dois tipos: comuns, às quais possuem aderência das células ao meio onde se encontram e sexuais às quais participam da transferência unidirecional do DNA entre as células bacterianas. (8)
- Formados por grandes variedades de proteínas fibrosas, como a queratina, conferem resistência mecânica e participam da junção de 3 (três) células. (25)
- Cama viscosa por fora da parede que constitui uma forma de proteção da bactéria contra as condições externas desfavoráveis. (7)
- Função de fornecer energia para as células. (11)
- Unidades de moléculas dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). (12)
- É composto por micro-tubos, microfilamentos e filamentos intermediário. (13)
- Ingestão de partículas grandes. (10)
- Grânulos responsáveis pela síntese de proteína, formado de proteínas de RNAr (ribossômico) encontrados em todas as células podem aparecer dispersos no citoplasma ou associado a membrana do retículo endoplásmatico granular. (10)
- Molécula de DNA circular extracromossômico (informação genética não contida no nucleoide) que pode conferir à célula bacteriana resistência a um ou a vários antibióticos. (9)
- Formados pela proteína tubulina, auxiliam na sustentação das células, na formação das fibras do fuso, na divisão celular, também na formação de centríolos, cílios e flagelos. (12)
- Capacidade de distinguir dois pontos muito próximos inversamente proporcional ao limite de resolução. (18)
- Estrutura muito semelhante aos lisossomos, possuem enzimas como a catalize e a peroxidase, responsáveis pela degradação dos ácidos graxos e desintoxicação do organismo, abundantes nas células hepáticas, presentes nas células eucariontes animais. (12)