Criador de Cruzadinhas

Caroline

29/07/2018

lalala

Palavras horizontais

  1. são os indivíduos ou animais, que tiveram contato com animais infectados ou doentes, bem como com locais contaminados, sem que se conheça o seu estado sanitário. (12)
  2. : é o causador ou responsável pela doença. Este pode ser: bactéria, vírus, fungo, protozoário, rickéttsia, chlamydia, ectoparasito e endoparasito. (17)
  3. qualidade do hospedeiro em relação à infecção ou invasão de seu organismo pelo parasito. É utilizado, para designar a característica do organismo susceptível à ação do fator determinante. (16)
  4. Trata-se de um ou mais animais doentes, numa área ou concentração pequena. Exemplo de um foco de febre aftosa, que acomete vários animais, de uma determinada propriedade rural. Normalmente o foco é identificado como rebanho afetado. (4)

Palavras verticais

  1. organismo ou população que apresenta susceptibilidade à ação de determinado fator. Pensando em agente infeccioso, seria o indivíduo que não possui resistência a determinado agente patogênico, podendo contrair a doença. (11)
  2. é um animal ou local que mantém um agente infeccioso na natureza. O solo, por exemplo, pode ser reservatório, como elemento abiótico, mantendo agentes infecciosos, ocasionando as doenças denominadas de origem telúrica, como as saprozoonoses, e entre elas estão a listeriose e histoplasmose. (12)
  3. é o animal infectado ou doente, como exemplo tem-se um caso de aborto por Listeria monocytogenes, ou um caso de manqueira, que é doença, causada pelo Clostridium chauvoei. O caso refere-se, portanto, à fonte de infecção. (4)
Imprimir