GeoPaisagens
11/07/2018
Descobre
Palavras horizontais
- A conduta que os origina é viscosa e acumula-se sobre a lava, originando vertentes muito declivosas. (5)
- Zonas de emanação de vapor de água, gases ou lamas, as temperaturas altas, libertadas através das fendas dos edifícios ou complexos vulcânicos. (9)
- São formados por piroclastos traquíticos de cor clara muito vesiculados, de grande porosidade e de baixa densidade. Geralmente no seu topo há uma depressão. (20)
- Resultam do esvaziamento das chaminés de vulcões monogenéticos. Tal como as grutas, são considerados cavidades vulcânicas, no entanto, com orientação vertical. (7)
- Resultam de passagens de rios de lava por outros rios de lava que passaram anteriormente (os quais encontram-se com arrefecimento e solidificação mais adiantados), deixando espaços livres, em forma de túneis. (17)
- São formados por diferentes episódios vulcânicos, originando um edifício vulcânico de grandes dimensões. Podem apresentar caldeira de colapso no topo. (21)
- São as condutas por onde o magma ascendeu, tendo aí solidificado, e posteriormente ficaram expostas por erosão dos materiais dos cones vulcânicos que as envolviam. (8)
- Nascentes de água a temperatura superior à ambiente(> 4ºC), contendo substâncias minerais dissolvidas. Estas águas ascendem de diferentes profundidades, atravessando fendas que existem no solo e são aquecidas pelos pontos quentes próximos. (17)
- Correspondem a escoadas lávicas muito alteradas e argilizadas. Podem estar sobrepostas por camadas de cinzas vulcânicas. A coloração pode ser vermelha intensa. (9)
- Correspondem a grandes áreas por onde escorreram escoadas lávicas encordoadas (pahoehoe). Umas das estruturas que os caracterizam são as lavas muito fluídas. (7)
Palavras verticais
- Estão relacionadas com contrações que se geram no seio da escoada, aquandodo arrefecimento e solidificação da lava, formando prismas hexagonais perpendicularmente à superfície. (32)
- São constituídos essencialmente por piroclastos basálticos soltos, podendo apresentar-se soldados. São cones de forma bem definida e apresentam no seu topo uma cratera de explosão. (17)
- São depressões de grandes dimensões (mais de 1,5 km de diâmetro), de forma aproximadamente circular, resultam de colapsos do topo do vulcão. (9)
- É quando um curso de água corre por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando degraus com desnível acentuado. Estão presentes ao longo dos cursos das ribeiras ou arribas costeiras. (14)
- Originam-se por erupções de grande explosividade, pelo facto da conduta estar em águas pouco profundas e ao choque térmico. Apresentam coloração amarelada ou acastanhado. (14)
- Resultam do contacto do magma ascendente com um nível freático ou uma lagoa, dando-se uma explosão, a qual origina uma depressão. (5)
- Quando as escoadas lávicas atingem uma lagoa ou o mar, avançando sobre este, formando uma plataforma e provocando o avanço da linha de costa. (20)
- Correspondem a fendas ou fraturas preenchidas por magma que ascende por estas. Ficam expostos devido à erosão do material que os envolvia. (6)
- São aberturas de pequenas dimensões (menos de 1,5 km de diâmetro), e resultam do abatimento do topo do cone vulcânico, após o cessar da erupção. (8)