Criador de Cruzadinhas

INTEGRALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

07/07/2018

Palavras horizontais

  1. Envolve um conjunto de ações direcionadas à formação e ao desenvolvimento dos trabalhadores, tanto de nível técnico e como superior, envolvidos na assistência e na gestão. (25)
  2. Mais de um saber se une em um projeto comum, com um planejamento que as relacione. Durante o processo, estas áreas trocam conhecimentos e enriquece ainda mais as possibilidades. Como resultado, há um novo saber, menos fragmentado e mais dinâmico. As metodologias são compartilhadas gerando um novo saber. (21)
  3. É a capacidade do sistema em resolver situações relacionadas à saúde/doença dos usuários e/ou atendê-los de forma adequada em todos os níveis de atenção. (14)
  4. Uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo. (11)
  5. Articulação de vários saberes e vários serviços, com o objetivo de prevenção, promoção e tratamento da saúde (13)

Palavras verticais

  1. Diferentes olhares, de diferentes profissionais para a mesma situação. Ocorre quando há mais de uma área de conhecimento em um determinando projeto ou propósito, mas cada uma destes saberes mantém seus métodos e teorias. Visa avaliar o paciente de maneira independente e executando seus planos de tratamento como uma “camada adicional” de serviços. (21)
  2. Explica a doença de forma unicausal, pelo biologicismo, fragmentação, mecanicismo, e pela especialização. O centro da atenção desse modelo é o indivíduo doente. As ações de recuperação e reabilitação da doença são priorizadas em detrimento das ações da promoção e proteção à saúde. É a doença e sua cura, o diagnóstico individual e o tratamento, o processo fisiopatológico que ganham espaço. (16)
  3. Não é apenas ouvir, mas sim trocar informações e respeitar o direito de escolha do indivíduo. (18)
  4. É um conceito amplo que visa estudar a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos (genéticos, bioquímicos, etc), fatores psicológicos (estado de humor, de personalidade, de comportamento, etc) e fatores sociais (culturais, familiares, socioeconômicos, médicos, etc). (22)
  5. Prática social que advém da interação entre seres humanos, expressa por meio da fala (aspecto verbal), escrita, comportamentos gestuais, distância entre os participantes, toque (aspectos não verbais). Muitas barreiras a dificultam tais como linguagens e saberes diferentes, diferenças de ordem sociocultural e o estágio de desenvolvimento cognitivo e intelectual dos diversos atores sociais. (11)
Imprimir