criadordecruzadinhas.com.br
Figuras de Linguagem
Palavras Cruzadas
10↓
12↓
14↓
11→
9→
8↓
4↓
13→
6↓
7→
5→
2↓
3→
1→
Palavras horizontais
- Figura de linguagem usada como palavra para representar algo muito próximo a ela. Acontece, por exemplo, quando o nome de uma marca representa o produto, quando a causa se refere ao efeito, ou quando uma parte substitui o conjunto todo. Exemplo: "Tomei Nescal" (9)
- Figura de linguagem que é utilizada uma substituição de termos que possuem significados diferentes, atribuindo a eles o mesmo sentido. Exemplo: “Meu pensamento é um rio subterrâneo” (8)
- Figura de linguagem que consiste no uso de palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas, no contexto se completam, reforçam uma ideia e/ou expressão. Exemplo: "Estou cego, mas agora consigo ver." (8)
- Essa figura de linguagem é utilizada, consecutivamente, palavras com consoantes que produzem sons parecidos. O resultado é um trava-língua. Exemplo: "O rato roeu a roupa do rei de Roma." (10)
- Figura de linguagem que são sentidos diferentes atuando ao mesmo tempo. Exemplo: "Um doce abraço ele recebeu da irmã". (10)
- Figura de linguagem que consiste em atribuir a seres inanimados características próprias dos seres humanos. Exemplo: "O jardim olhava as crianças sem dizer nada." (11)
- Figura de linguagem que exagera uma ideia com finalidade enfática. Exemplos: "Estou morrendo de frio." / "Não vejo você há séculos!" (9)
Palavras verticais
- Figura de linguagem que ocorre quando, por falta de um termo específico para designar um conceito, toma-se outro por empréstimo. Exemplos: "Pé da mesa" / "Braço do sofá" (9)
- Figura de linguagem que é quando uma ideia implícita em outra palavra é repetida para reforçá-la. Exemplos: "E ali dançaram tanta dança..." / "Entrar para dentro." (9)
- É a substituição de uma palavra por alguma que se refere a uma característica particular dela, permitindo a sua identificação com facilidade. Exemplos: "Terra da Garoa (São Paulo)" / "Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro)" (11)
- Essa figura de linguagem é a repetição da mesma palavra ou expressão no início de várias orações, períodos ou versos. Exemplo: "Tudo é silêncio, tudo calma, tudo mudez." (7)
- Figura de linguagem que consiste na criação de uma palavra para imitar sons e ruídos. É uma figura que procura imitar os ruídos e não apenas sugeri-los. Exemplos: "Mau" / "Chega de blá-blá-blá-blá!" (11)
- Figura de linguagem que ocorre quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por nexos comparativos explícitos, como tal qual, assim como, que nem e etc. Exemplo: “E flutuou no ar como se fosse um príncipe.” (10)
- Figura de Linguagem que transforma uma mensagem desagradável em algo mais suave. Exemplos: "Ele não está mais entre nós." / "Ele sempre faltava com a verdade". (9)