Crosswords Creator

SISTEMA ENDÓCRINO

6/25/2018

Horizontal Words

  1. Hormônio que atua em conjunto com os hormônios das glândulas paratireóideas na manutenção da concentração normal do cálcio no sangue. (11)
  2. Glândula a qual não sintetiza hormônios, apenas armazena e libera hormônios produzidos pelo hipotálamo; porção posterior; prolongamento do hipotálamo constituído por neurônios modificados, tendo origem nervosa. (12)
  3. Hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento do tecido glandular das mamas, proliferação dos ductos e síntese de leite; atua nos ovários para a secreção de progesterona. (10)
  4. Hormônio conhecido como triiodotironina; ele possui uma menor secreção, porém é o mais utilizado. (2)
  5. Hormônio responsável pelo aumento do nível de cálcio de sangue. (12)
  6. Hormônio folículo-estimulante; nas meninas, ele atua sobre os ovários, promovendo o desenvolvimento dos folículos ovarianos. (3)
  7. Possui funções endócrinas e exócrinas, sendo considerado uma glândula mista ou anfícrina. (8)
  8. Atua na musculatura lisa do útero no momento do parto (contrações); atua nas células mioepiteliais das mamas; Conhecida como hormônio do amor. (9)
  9. Porção anterior, origina-se de um tecido epitelial, como a maioria das outras glândulas endócrinas; produz e libera hormônios tróficos, cujo efeito é estimular o funcionamento de outras glândulas. (12)
  10. Hormônio que facilita a absorção de glicose pelos músculos esqueléticos, pelo fígado e pelas células do tecido gorduroso, levando à diminuição na concentração da glicose circulante no sangue. (8)
  11. Principal hormônio sexual masculino, produzido pelas células intersticiais do testículo; responsável pelo aparecimento das características sexuais secundarias masculinas, como a barba e pelos corporais, o espessamento das cordas vocais e um maior desenvolvimento da musculatura em relação às mulheres. (12)

Vertical Words

  1. Glândulas sexuais masculinas e fazem parte do sistema reprodutor do homem, juntamente com o epidídimo, próstata, ductos deferentes, vesículas seminais e pênis. (10)
  2. Glândula encontrada na parte posterior da tireoide; produz o paratormônio. (12)
  3. Glândula localizada no pescoço, abaixo das cartilagens da glote, sobre a porção inicial da traqueia; os hormônios ajudam manter normais a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. (8)
  4. Hormônio produzido principalmente pelo corpo amarelo ovariano, que se origina do folículo rompido durante a ovulação; importante no processo reprodutivo, atuando na preparação da parede uterina. (12)
  5. Hormônio luteinizante, responsável pelo rompimento do folículo maduro e pela liberação do óvulo. (2)
  6. Hormônio do crescimento, promove o crescimento das cartilagens e dos ossos, determinando assim o aumento do tamanho corporal. (13)
  7. Hormônio que estimula a transformação de glicogênio em glicose no fígado e de outros nutrientes em glicose. (8)
  8. Este hormônio é produzido pelas células do folículo ovariano em desenvolvimento; determina as características sexuais das mulheres, como o desenvolvimento das mamas, o alargamento dos quadris e o acumulo de gordura em determinados locais do corpo; também induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o impulso sexual. (10)
  9. Estruturas relacionadas com a produção de hormônios e com a formação de celular reprodutivas, chamadas de óvulos. (7)
  10. Hormônio antidiurético, responsável pela reabsorção de água, a partir da vasoconstrição, que é o fechamento dos capilares arteriais, quando a água se encontra lá. (3)
  11. Hormônio conhecido como tiroxina, ambos têm papel fundamental no desenvolvimento e na maturação dos animais vertebrados. (2)
Print