Psicologia e processos educacionais II

44 visualizações

Texto RESSIGNIFICANDO A QUEIXA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DO PARQUE PARA A DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

  1. Processo pelo qual dificuldades escolares são transformadas em diagnósticosmedicalização
  2. Designa a culpabilização do aluno por não atender às expectativas escolaresqueixa
  3. Demandas que historicamente direcionam o psicólogo escolar a avaliações psicológtradicionais
  4. Compreensão dos insucessos escolares numa perspectiva coletiva, críticafracasso
  5. Proposta que busca construir sentidos coletivos para o sofrimento escolarparque
  6. Perspectiva teórica que propõe romper com práticas individualizantes e patologizcrítica
  7. Estratégia do PARQUE que visa mudar o entendimento das dificuldades escolaressentido
  8. Abordagem educacional que valoriza a diversidade e rompe com lógicas excludentesinclusiva
4
f
r
a
c
a
s
7
s
o
5
p
e
8
i
n
6
c
l
u
s
i
v
a
n
r
r
t
í
3
t
2
q
u
e
i
x
a
t
r
u
d
i
a
e
o
c
d
1
m
e
d
i
c
a
l
i
z
a
ç
ã
o
c
i
o
n
a
i
s