Cruzadinha de Revisão de Gramática e Produção Textual - 8° ano (2025)

28 visualizações

Leia atentamente aos questionamentos/frases para responder a cruzadinha.

  1. Qual tipo de texto busca atrair a atenção para um produto ou serviço?anúncio
  2. Qual peça publicitária é transmitida em áudio e dura poucos segundos?spot radiofônico
  3. Qual atividade exige argumentação estruturada entre duas equipes?debate
  4. A frase "Cala a boca, menino!" está no modo...imperativo
  5. Que tipo de mídia impressa serve para divulgar informações em locais públicos?cartaz
  6. Qual texto traduz a ciência para o público leigo?texto de divulgação científica
  7. Qual forma de escrita utiliza versos e rimas??poema
  8. Como se chamam os elementos essenciais de uma oração?sujeito e predicado
  9. Qual tipo de sujeito não está expresso, mas pode ser identificado pelo contexto?oculto
  10. Qual gênero textual apresenta as ideias principais de um texto?resumo
  11. O que indica se um verbo precisa de complemento ou não?transitividade
  12. "Socorro!" é frase, mas não é...oração
  13. Qual termo define quem conta a história?narrador
  14. Qual conceito descreve a ligação harmônica entre ideias em um texto?coesão textual
  15. Qual gênero popular é escrito em forma de poesia e vendido em folhetos?cordel
  16. Qual palavra é sinônimo de porém?mas
  17. Qual gênero textual se dirige a um público amplo e não específico?carta aberta
  18. As falas de um narrador ou outros acréscimos textuais em uma HQ são colocados emrecordatórios
  19. Qual sujeito não indica quem pratica a ação?indeterminado
  20. O sintagma nominal é constituído por um nome oupronome
4
i
m
p
17
c
a
r
t
a
a
b
e
r
11
t
a
r
r
a
a
t
n
14
c
10
r
i
s
o
e
5
c
v
i
e
s
1
a
n
ú
n
c
i
o
t
s
u
r
i
ã
m
t
7
p
v
9
o
c
u
l
t
12
o
r
a
ç
ã
o
o
i
z
e
d
t
16
m
a
s
e
13
n
a
r
18
r
a
d
o
r
x
e
e
t
c
u
o
a
3
d
r
l
19
i
n
d
e
t
e
r
m
i
n
a
d
o
2
s
b
a
p
a
t
6
t
e
x
t
o
d
e
d
i
v
u
l
g
a
ç
ã
o
c
i
e
n
t
í
f
i
c
a
ó
t
e
r
i
r
o
a
s
d
i
o
15
c
f
o
ô
20
p
r
o
n
o
m
e
n
d
8
s
u
j
e
i
t
o
e
p
r
e
d
i
c
a
d
o
c
l
o