Criador de Cruzadinhas

Conceitos básicos: termos utilizados em recuperação de áreas degradadas

24/07/2018

Palavras horizontais

  1. é aquela que sofreu distúrbios, mas manteve seus meios bióticos de regeneração (15)
  2. qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem a saúde, a segurança e o bem estar da população interessada (17)
  3. é aquela que, após distúrbios, teve eliminados, juntamente com a vegetação, os seus meios de regeneração bióticos, como o banco de sementes, banco de plântulas (mudas), chuva de sementes e rebrota (14)
  4. Conjunto de tratamentos que visam recuperar a forma original do ecossistema, ou seja, a sua estrutura original, dinâmica e interações biológicas (11)
  5. processo ecológico de desenvolvimento de uma comunidade (flora e fauna) em função de modificações no ambiente considerado, culminando no estágio clímax (8)
  6. conjunto de componentes bióticos (vivos) e abióticos (não vivos) que, em um determinado meio, trocam matéria e energia (11)
  7. conjunto de condições, leis, infl uências e interações de ordem física, química, biológica, socioeconômicas e culturais que permitem, abrigam e regem a vida em todas as suas formas (13)
  8. fl orestas e demais formas de vegetação natural situadas as margens dos cursos d’água, lagoas, lagos, reservatórios d’água naturais ou artifi ciais, nascentes, topo de morro, encostas, restingas, bordas de tabuleiros e chapadas, altitude superior a 1.800 m (3)

Palavras verticais

  1. atribuir ao ambiente degradado uma função adequada ao uso humano (12)
  2. aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica (16)
  3. área impossibilitada de retornar por uma trajetória natural, a um ecossistema que se assemelhe a um estado conhecido antes, ou para outro estado que poderia ser esperado (14)
  4. plantio de fl orestas em áreas consideradas fl orestais, porém temporariamente não florestadas, ou o processo contrário ao desflorestamento, que consiste na supressão de florestas (15)
  5. ocorre quando há perdas referentes às características químicas, físicas e biológicas da área em questão (10)
  6. espécie não originária do bioma de ocorrência de determinada área geográfica, ou seja, qualquer espécie fora de sua área natural de distribuição geográfica (15)
  7. estágio máximo de desenvolvimento de uma comunidade em função das condições ambientais (6)
  8. área física onde o organismo vive e preenche todas suas necessidades (7)
  9. restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original (11)
Imprimir